obras          exposições         textos         vídeos          publicações          sobre          contato






Da série Vidência, 2024-2025





                              
                 
                 
                 Os trabalhos da série Vidência podem ser tomados e/ou compreendidos como obras transicionais entre o relevo Vista (2020-23) e a série de desenhos Estudo para Visto (2023-25). Cada um deles é formado por um par de olhos de vidro ou de cristal originalmente produzidos para santos de roca e/ou de vestir, envolvidos e afixados num relevo de madeira em cedro esculpido. O desenho arabescado desses relevos foi inspirado nas ornamentações em rocaille – o rococó – nas talhas da arquitetura e da decoração do barroco mineiro e suas componentes plástico-visuais.

                 O título Vidência traz a ideia de uma capacidade ampliada de ver – tantas vezes atribuída à visão do santo, do artista, do mago, da feiticeira, da cigana, da cartomante etc.– como uma espécie de faculdade dotada de poderes sobrenaturais em sua dimensão mística, um pressuposto dom ou dádiva, habilidade de ver aquilo que está além do alcance físico, percepção daquilo que é oculto.

                 Os trabalhos evocam a presença de um corpo mascarado na arquitetura, são instalados francamente numa parede na altura dos olhos de um espectador de estatura mediana, estabelecendo com ele, desse modo, uma relação vis-à-vis e, como no caso dos demais trabalhos acima supracitados (Vista e Estudo para Visto), embaralhando a relação entre quem vê e quem é visto, quem olha e quem é olhado, se o olho está do lado da obra ou do observador.

Thiago Honório, fevereiro de 2025.










Ficha técnica

Da série Vidência, 2024-2025
Olhos de cristal para santos de roca e/ou de vestir; cedro rosa; alumínio
13 x 28 x 5 cm

foto: Edouard Fraipont









© thiago honório 2025
by estúdio roda