Títulos, 2015
Títulos consiste no trabalho apresentado no âmbito do Programa de Residência Artística do Paço das Artes/2015. Busco problematizar as noções de troca de conhecimentos e atravessamentos a partir da minha experiência como artista e professor, relacionada ao convite à leitura, arguição e orientação de Trabalhos de Intervenção Educacional, Trabalhos de Graduação Interdisciplinar, Trabalhos de Conclusão de Curso, Monografias de Especialização Lato Sensu, Relatórios de Qualificação, Dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado de artistas e educadores, em diferentes instituições de ensino, entre 2006 e 2015.
Trabalho de trabalhos – Trabalhos de trabalho
Constitui-se de 190 trabalhos (abrangendo todos os tipos já mencionados) catalogados, agrupados, atados uns aos outros e perfurados por uma fenda circular com 8 centímetros de diâmetro, de uma ponta à outra, portanto, coligidos na construção de um “corpo”, cujo desenho, a partir de suas diferentes dimensões, alturas, larguras, espessuras, texturas, superfícies, encadernações, escrituras, fontes gráficas, lombadas coloridas também evocará um skyline. Esses trabalhos monográficos são sustentados por cremalheiras metálicas afixadas entre as vigas e o piso do espaço, aludindo uma estante de biblioteca. Integra o trabalho uma lista com os sobrenomes, nomes, títulos, cidades, instituições, ano, tipos de trabalho relativos a esses 190 volumes, como referência bibliográfica, neste caso organizada cronologicamente e, de certo modo, quase espelhando o “desenho” dos volumes na “estante”.
Títulos consiste, como mencionado, na construção desse corpo formado por trocas de saberes e diferentes autores, artistas, educadores. Trata-se de um trabalho que congrega diferentes trabalhos: trabalho de trabalhos – o processo de leitura, orientação, arguição, reflexão e análise de cada uma dessas “monografias”; trabalhos de trabalho – diferentes “monografias” que constituem um trabalho de arte.
Parte dos miolos desses volumes foi, então, retirada – a parte que está em mim –, assim como ocorreu no trabalho Pau-Brasil, realizado em 2014 – cujo título com o emprego do hífen é proposital. Foi feito um corte no livro original com faca especial na faixa onde se lê Ordem e Progresso na bandeira do Brasil e que, no caso da capa do livro de Oswald de Andrade (1890-1954), ilustrada por Tarsila do Amaral (1886-1973), se lê Pau Brasil, atravessando-o com uma tora de pau-brasil. Os procedimentos de apropriação, corte e montagem somados às operações que tomam a noção de atravessamento como objeto são recorrentes em minha produção desde Saltando de banda, realizado 2003.
Títulos, como se disse, será apresentado no Programa de Residência Artística proposto por uma instituição cultural localizada numa Cidade Universitária. Soma-se a essa informação o fato de essa “cidade” também possuir uma escola de arte. Trata-se da escola onde realizei meus estudos de pós-graduação (mestrado e doutorado) e que também me possibilitou o título para trabalhar como educador no ensino superior. Ocorre aí, a meu ver, algo de um movimento circular, na medida em que se pode dizer que, nesse projeto, “se devolve a terra à própria terra” , de um modo quase metalinguístico, algo do lugar para o próprio lugar.
Acredito que essas questões tenham ido ao encontro daquelas caras a Títulos também pelo fato de o trabalho trazer consigo trabalhos que também podem ser compreendidos como exercícios de síntese relacionados a conteúdos, competências, saberes, experiências e, sobretudo, à formação de artistas e educadores.
Thiago Honório, outubro de 2015.
Ficha técnica
Títulos, 2015
190 Trabalhos de Graduação Interdisciplinar, Trabalhos de Intervenção Educacional, Trabalhos de Conclusão de Curso, Monografias de Especialização, Relatórios de Qualificação de Mestrado, Dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado que o artista
foi convidado a orientar ou arguir como membro
de bancas examinadoras, como titular ou suplente, em diferentes instituições de ensino, entre 2006 e 2015, atados
uns aos outros e perfurados por um corte central; suporte de madeira e cremalheiras metálicas afixadas entre o piso e as vigas do espaço.
2,60 x 2,70 x 0,30 m
Estudo para Títulos, 2015
Lápis de cor sobre papel milimetrado
1,65m x 0,30 m
Estudo para Títulos, 2015
Grafite sobre papel milimetrado
1,75m x 0,42 m
Coleção: Museu de Arte Brasileira - MAB
foto: Edouard Fraipont
Exposições
Palavras somam, Museu de Arte Brasileira - MAB/Faap, SP, 2019
Títulos, Paço das Artes, SP, 2015
© thiago honório 2024
by estúdio garoa