obras          exposições         textos         vídeos          publicações          sobre          contato









Tarsivaldo
, 2017


 

                Tarsivaldo trata-se de um trabalho formado por três edições fac-símiles do livro Pau Brasil, de 1925, de Oswald de Andrade (1890-1954), com capa e ilustrações de Tarsila do Amaral (1886-1973). “Tarsivaldo” era a forma como outro “de Andrade”, grande expoente do modernismo brasileiro, Mário de Andrade (1893-1945), se referia a Tarsila e Oswald.
 
                Em Tarsivaldo foram feitos cortes no miolo e na capa dos três livros a partir da faixa onde estaria escrito “Ordem e Progresso” na bandeira do Brasil – na capa de Tarsila, o título do livro de Oswald – desconstruindo-a e esburacando-a. Tarsivaldo busca repor a violência e a extorsão do “estupro colonial” problematizados por esse trio, Mário, Oswald e Tarsila, cada um a seu modo. 
 
                O livro Pau Brasil, de Oswald de Andrade, já havia sido tomado como substância inflamável, matéria viva para a construção de um outro trabalho que realizei em 2014, intitulado Pau-Brasil, nesse caso, com hífen, no qual uma tora da madeira de lei pau-brasil atravessa o seu miolo.

Thiago Honório, julho de 2018.








Ficha técnica

Tarsivaldo
, 2017
Fac-símiles do livro Pau Brasil (1925), de Oswald de Andrade com capa de Tarsila do Amaral, recortados e colados
21 x 19 x 2,5 cm

foto: Edouard Fraipont










© thiago honório 2024
by estúdio garoa