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Prêt-à-porter, 2013


                 
                                  
                Prêt-à-porter constitui-se num conjunto de estojos e mostruários vazios de diferentes formatos, dimensões e procedências – francesa, inglesa, americana, japonesa, chinesa, brasileira –, dos séculos XIX, XX e XXI, aparafusados uns aos outros numa linha rente à outra de suas aberturas, formando um ângulo de 90°. Os estojos entreabertos estruturam, desse modo, um “corpo” modular com 8,80m de comprimento, disposto sobre uma base neutra com comprimento análogo ao deles, e com 0,90m de largura. A altura estudada para a disposição dos estojos entreabertos sobre a base foi aquela que incidiria aproximadamente na altura do sexo. As ideias de exposição e exibição recorrentes em minha produção, desde, pelo menos, Exposição (2007), reaparecem em Prêt-à-porter. Uma reunião de temporalidades distintas é problematizada pelo trabalho, além dos procedimentos de apropriação, montagem, seriação, tiragem e edição. Prêt-à-porter não deixa acentuar um trânsito entre dentro e fora, entre aquilo que se guarda ou se perde para sempre. 

                O arranjo também pode ser entendido como uma “pintura” revelada pela variedade de cores e de superfícies que revestem o interior e o exterior desses estojos e mostruários. São superfícies diversas, papel, madeira, metal, camurça, couro, cetim, veludo, seda, linho, de variadas cores, azuis, violáceas, púrpuras, laranjas, verdes, entre outras. Prêt-à-porter apresenta, então, uma espécie de jogo de alternâncias e contrastes sucessivos entre superfícies gastas e novas, que também revelam, pelas suas cavidades, baixos-relevos e reentrâncias, um vazio: a ausência do objeto.

Thiago Honório, fevereiro de 2013.






Ficha técnica

Prêt-à-porter
, 2013
Conjunto de estojos e mostruários vazios de diferentes formatos, dimensões e procedências – francesa, inglesa, italiana, americana, japonesa, chinesa, portuguesa, argentina, brasileira –, dos séculos XIX, XX e XXI, entreabertos e aparafusados uns aos outros rentes as suas linhas de abertura
8,80m x 0,90m

Coleção: Pinacoteca do Estado de São Paulo

foto: Edouard Fraipont


Exposições

O Colecionador: arte contemporânea e colecionismo no acervo da Pinacoteca,
Estação Pinacoteca, SP, 2022
Estranhamente Familiar,
Instituto Tomie Ohtake, SP, 2013





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