obras          exposições         textos         vídeos          publicações          sobre          contato








Present
, 2015-2021




               
             
                                  
                
                 Present é constituído por 58 luvas que encontrei, fotografei e recolhi em 10 dias no inverno rigoroso dos EUA, em New York e em New Jersey, entre os dias 6 e 15 de janeiro de 2015, e que postei na rede social Instagram no momento, condições e locais em que foram encontradas.

                 A situação que me levou à produção desse trabalho – que foi tomado como um exercício mais singelo –, foi ter notado uma pessoa andando na calçada de uma grande avenida novaiorquina, com 13oC negativos, perdendo uma de suas luvas ao retirá-la de uma de suas mãos, tentar colocá-la no bolso de seu casaco, para usar o smartphone. Tentei avisar a pessoa do outro lado da avenida, mas ela não ouviu e logo dobrou a esquina. Aquele objeto ficou ali, perdido na multidão.

                 Nos dias subsequentes àquele ocorrido, comecei a encontrar luvas nas calçadas, ruas e no metrô de New York, que poderiam ter sido perdidas ou descartadas. No momento em que as encontrava, as fotografava, postava na rede social Instagram, e as recolhia; colocava-as numa sacolinha plástica dentro da minha bolsa (para tanto, a partir desse momento, eu sempre tinha que andar munido de uma sacolinha plástica na bolsa). O localizador do celular que eu tinha não era preciso; alguns smartphones não tinham localizadores precisos em janeiro de 2015, logo, alguns posts vinham acompanhados da localização outros, não.

                  Num dado momento, impressionei-me com a quantidade de luvas encontradas, em um só dia, por exemplo, oito delas, não deixando de fazer minhas atividades, ou seja, não é que eu estivesse à caça, por assim dizer, de luvas. Esses encontros com tal objet trouvé se deram tão somente nos fluxos e deslocamentos entre os compromissos, a visita entre um museu ou instituição cultural e outra, o retorno para a casa onde eu estava hospedado.
 
                  No arco temporal de 10 dias, como mencionado, me deparei com 61 luvas, fotografando-as, postando-as e recolhendo-as do modo que estavam, ou seja, sujas, pisadas, esmagadas, molhadas, petrificadas ou congeladas nas avenidas, ruas, calçadas, praças, parques, estações de metrô, estações de trem, pontos de ônibus, dentro de vagões trens, metrôs e ônibus de diferentes lugares de New York e uma encontrada em Beacon, New Jersey, em um dia que estive lá, e não raro, em condições adversas: menos 13oC, debaixo de neve, chuva, no meio de uma avenida, ante a olhares surpresos e, por vezes, “repressores”, por parte dos transeuntes. 

                  Como mencionado, despertou-me a atenção a quantidade absurda de luvas individuais encontradas com a qual me deparei em tão curto período de tempo. É claro que os motivos dessa “perda”, ou mesmo descarte, podem estar relacionados ao “tira e põe” constantes desse e de outros acessórios de inverno em dias muito frios nos EUA, mas, a meu ver, também ao advento do ecrã tátil, do touch screen.

                  Num movimento circular, para mim produzia sentido postar as fotos daquela instante na mídia social Instagram, e que mãos deslizassem os seus dedos sobre a imagem desse invólucro de mãos – luvas, em tempos de touch screen nos quais a mão me parece mais libidinizada.

Thiago Honório, fevereiro de 2015.
                 









Ficha técnica

Present
, 2015-2021
58 luvas encontradas, fotografadas e recolhidas pelo artista em New York e em New Jersey, entre 6 e 15 de janeiro de 2015, postadas na rede social Instagram no momento e locais onde estavam, acompanhadas da hashtag #present2015thiagohonório
Dimensões variáveis

31 manifestações espontâneas relacionadas a luvas encontradas em diversos países, fotografadas e enviadas para o artista via Instagram por Bruno Freire, Céline Bourdon, Cristiano 0901, Daniela Ometto, Duane Bahia Benetti, Edmar Pinto Costa, Felipe Salém, Jérôme Florent, João Fasolino, Lair Reis, Leandro Annunziato, Luccas Iatauro, Marcel Darienzo, Marcos Moraes, Maristela Cabello, Oficina Polvo e Sofia Fan; e repostadas pelo artista com a hashtag #manifestaçõesespontâneaspresent2015

foto: Edouard Fraipont


Exposições

Táticas de desaparecimento
, Paço das Artes, SP, 202o





© thiago honório 2024
by estúdio garoa