obras          exposições         textos         vídeos          publicações          sobre          contato








Pintura de parede
, 2013
                                        
                 
             
            
                         

                 
                Pintura de parede consiste na construção de uma espécie de pintura-mural realizada durante o período de uma residência artística, com as lixas gastas utilizadas na pintura das paredes da minha residência-ateliê. 

                Há no trabalho um relativo “espelhamento” não só pelas dobras realizadas em cada uma das folhas de lixas – para a sua utilização e fricção sobre a superfície das paredes pintadas –, como o espelhamento, por assim dizer, referente à ideia de residências em obras em tempo real: o prédio da residência artística relacionado ao momento em que o trabalho estava sendo construído, encontrava-se em obras, em processo de restauração, ao mesmo tempo que a minha residência-casa. Há, então, na construção dessa pintura, uma espécie de transplante de superfícies.

                As operações de remoção e adição de tinta a partir da fricção e atrito de cada uma dessas folhas abrasivas – as lixas – com a  superfície das paredes, são evidenciadas em suas, também, superfícies mais ou menos gastas, bem como a partir dos vincos e dobras relacionados à otimização de suas partes e uso, e que geometricamente constituem uma grelha.

                O trabalho também apresenta em sua evidência física um embaralhamento que parece deixar em suspenso uma questão diante dele: o que é pintura e obra nesse trabalho? Pintura de parede, a superfície da parede arquitetônica pintada, a superfície da pintura de natureza mais gestual construída pelas manchas expressivas presentes nas superfícies gastas, rasgadas, furadas, vincadas, esfoliadas e friccionadas das lixas?

                Um comentário sobre pintura.

Thiago Honório, fevereiro de 2014.









Ficha técnica

Pintura de parede, 2013-2014
Lixas utilizadas na pintura das paredes da residência e do ateliê do artista, em São Paulo, no período da realização de residência artística
300 x 275 cm

foto: Edouard Fraipont


Exposições

Alessandra Domingues, Chico Togni, Fabiana Faleiros, Raquel Uendi, Rodopho Parigi e Thiago Honório, Red Bull Station, SP, 2014

























































© thiago honório 2025
by estúdio roda