obras          exposições         textos         vídeos          publicações          sobre          contato













Entre, 2008-2010




                 Entre foi instalado numa das paredes da sala do piso superior da Galeria Virgílio, na ocasião da mostra Corte. Diferentemente do tipo de dinâmica circular com que a exposição lidava, foi o único posicionado lateralmente; o espectador se deparava com “Entre”, um par de chifres de gado de corte afi xados à parede, logo após subir as escadas e alcançar a sala do segundo andar, Estudos.


                 Trata-se, a meu ver, de um exemplo claro daqueles trabalhos que surgem como espécies de balizas espaciais no momento mesmo de montagem da exposição e que acabam tendo sua força na medida em que estão em relação com todos os demais à sua volta.

                 Com isso quero dizer que Entre, diferentemente de alguns trabalhos que solicitam uma determinada inserção e que se introduzem como espécies de epicentros no contexto de uma exposição, talvez marque uma presença mais periférica. Não afirmo que a parede, nesse caso, tenha sido tomada simplesmente como suporte passivo, mas sim que passa a se apresentar como um campo ativado pelos chifres que sugerem pontuação, signos gráficos como parênteses, aspas, colchetes, chaves.

                 Tal como havia ocorrido em Viravolta e Vis-à-vis, a altura estudada para a instalação de Entre na parede foi aquela que incidiria aproximadamente na cintura de um visitante de estatura mediana. Esse dado relativo à altura de sua fixação na parede, aproximada da cintura, é decisivo a esse trabalho. Se Viravolta e Vis-à-vis “cortavam”, pelos reflexos parte do corpo do espectador, da cintura para baixo, na altura do sexo, o trabalho Entre, também ele posicionado na altura da cintura, aludia a algo como uma cinta, um adereço, uma indumentária ritual associados a essa parte do corpo.

Thiago Honório, 2010.






Ficha técnica

Entre
, 2008-2010
Chifres de bois e metal
20 x 30 cm

foto: Edouard Fraipont


Exposições

Corte
, Galeria Laura Marsiaj, RJ, 2011
Corte, Galeria Virgilio, SP, 2010



© thiago honório 2024
by estúdio garoa